terça-feira, 25 de março de 2008

as aventura de ANOEL - 1

ANOEL é um cara estranho.

"RDO, ANOEL RDO. "

Sempre se apresenta assim. Seu sobrenome só tem três letras pq o cara do cartório entendeu errado. Ele sempre ri disto.

Enfim, ANOEL é um cara estranho.

Teve uma vez que decidiu sorrir. Sorrir. Cada vez que lhe dirigissem a palavra e ele estivesse controlando seu próprios sentimentos, ele iria sorrir.

E isto não mudou.

Uma outra vez, uma festa provavelmente, olhou para as pessoas da sua volta e percebeu que vivia mais nelas do que nele mesmo então, decidiu. Faria o máximo por elas. Cada vez que precisassem de ajuda por uma causa justa, daria o maximo por eles.

E isto não mudou.

Numa tarde de domingo, ANOEL decidiu levar a sua própria vida sempre na direção do que gostava de fazer. Seria mais divertido e mais fácil de sorrir.

E isto não mudou.

Numa terça chuvosa, ANOEL fez um filme. E decidiu tentar fazer aquilo pro resto da vida.

E isto não mudou.

Num outro instante, sentiu que tudo parecia sempre complicado à sua volta e, num instante, se resolvia. Neste instante, decidiu tornar tudo simples.

E isto não mudou.

Um dia, ANOEL apaixonou-se. Um não, vários. Decidiu viver ao máximo cada um daqueles dias.

E isto não mudou.

Porém, mesmo ANOEL não mudando, muitas coisas mudaram, algumas outras não, porém, muitas sim.

ANOEL continua sorrindo. Nunca desistiu. Isto já lhe rendeu alguns... como eu diria.. desastres, algumas inimizades... mas ANOEL ainda prefere o lado bom disto.

ANOEL ainda ajuda seus amigos. Já se sentiu trouxa. Já se sentiu usado. Mas a satisfação de ajudar e ver um sorriso sincero depois ainda mantém a decisão.

ANOEL ainda tenta nunca se afastar das coisas que gosta. Sabe que pode ficar realmente pobre por isso. Mas divertir-se e sentir-se bem de vez em quando não o tira desta situação. Um palco aqui, outro ali.

ANOEL fazedor de filmes. Ele ainda tenta. E sempre tentará. Outro ponto para deixa-lo pobre. Mas enfim, está preocupação vem depois.

ANOEL é simples. Continuará sendo. Algumas vezes acham-no despreocupado. Outras, longiquo. Outras, irresponsável. Mas ele ainda acha que um dia a filosofia do simples será adotado por todos.

ANOEL, enfim, desistiu de uma coisa. Não quis mais se apaixonar. Nega isto. Sempre foi muito bom, porém, mesmo vivendo tardes iguais aos seus sonhos, o lado negativo sempre deixava marcas profundas. Profundas demais para ser simples. Profundas demais para divertir-se num filme ou num palco. Profundas demais para que possa ajudar sem preocupar-se com outra coisa. Profundas demais para que o sorriso viesse para todos.







ANOEL, em um momento qualquer, estava distraído e percebeu. As decisões, uma vez tomadas, não mudam. Ele viu aquele sorriso e estremeceu. Sempre estremeceria.

É, por mais que lutasse aquilo não mudaria.
Tem coisas que nunca mudam. Podem ser esquecidas até administradas, mas nunca mudam.


Frase de filme: "minha ambição era maior que meu talento"

Frase filosófica: "alguns passos são definitivos e vivemos sob as conseqüências dele"

5 comentários:

Victor Albaini disse...

coragem :)

"Cazandré" disse...

e eh quando as letras se repetem e se confundem que os vazios se acham.
neles um espaço,ou um abismo?!
pontes?
oque aconteceria com uma invertida?!
*minha interpretação do post.
abçw ae léo.
=]

Rebobina disse...

por maiores que seja a dor, as marcas boas devem prevalecer.. se não, não era amor :)
beejo leo

eleonora disse...

Ai, que orgulho. Não tenho nada profundo a dizer. É assim, com as pessoas que tentam simplificar. Mas enfim, bom texto. :)

Victor Albaini disse...

Ainda bem que, no final, ela lembrou que havia um texto; diga-se: digno de poucos comentários e muitas reflexões. Mas quando eu disse coragem, essa palavra assume dois sentidos:

1. Imperativo: a vida está em constante transformação, portanto, não esmoreçe, amigo, logo no começo.

2. De admiração: nem todo mundo consegue fazer uma pseudo autobiografia resumida, ainda mais do ponto de vista emocional. A maioria tem medo.

Que tedioso deverá ser ler o meu comentário...