quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Espiral, preparação, destino

Já escrevi sobre isso.
Mas a idéia sempre volta para a cabeça.

Acho que a vida funciona como se fosse uma espiral. O destino que todo mundo imagina uma estrada que um dia chega ao fim e ponto eu acho que é uma espiral, que um dia acaba porque não tem mais onde ir.

Não é uma questão de acreditar em um destino pré-escrito, acasos que não são acasos ou um plano de Deus. Cada acredito no que quiser. A questão que eu falo é que alguma ordem/organização todas as vidas seguem e essa ordem funciona em espiral.

Pensem bem. Nascemos na ponta externa da espiral (também podemos imaginar um rocambole...) e a partir daí começamos a tomar consciência. Nesse nosso trajeto passamos por muitas coisas que vão formando cada história, cada caráter, cada talento, cada percepção, cada pessoa. Muitas vezes parece que voltamos a algum ponto na nossa vida, mas nunca é o mesmo ponto. Podemos estar em um ponto muito próximo no espiral, porém, cada segundo novo nos coloca em um ponto mais profundo, mais perto do centro.

Não tem como saber o que leva a formar cada indivíduo. Não é genético, pois irmãos gêmeos que crescem separados podem ser muito diferentes. Não é ambiental, pois pessoas que crescem juntas podem ser (e geralmente são) realmente diferentes.

Todos buscamos nos preparar para o futuro, que é o centro do espiral. Desde atendendo instintos básicos como comer e dormir, até estudar, trabalhar, desenvolver conceitos e talentos. Mas como explicar que seres humanosque possuem, igualmente um "telencefalo super desenvolvido e polegar opositor" tenham talentos tão diferentes?

É a espiral.

Todos temos uma. Seguimos uma. Somos uma.

Ainda acredito que possamos mudar um pouco ela. Deixa-la um pouco mais do lado do bem, um pouco mais correta ou, no mínimo, agradável. Afinal ela pode ser bem justa e longa ou larga e curta. Nunca se sabe.

Também não vamos largar tudo ao acaso.
Pode estar na espiral que hoje vai chover e amanhã vai fazer sol. Mas ainda podemos escolher se vamos nos molhar ou nos proteger da chuva, parar em uma sombra ou bronzear o rosto.


Abraços, beijos.

Um comentário:

Gafanha disse...

Na verdade irmãos gemeos quando criados separados tem até mais chances de serem iguais.. já que juntos tentam de todo o jeito se diferenciar...
Mas eu gostei da teoria da espiral!

Cuida, to com uma ideia na cabeça, terias vontade de montar uma banda em pelotas?
Algo como um projeto paralelo...