sexta-feira, 16 de maio de 2008

Saúde.

Quando criei isso aqui minha idéia não era contar coisas que aconteceram comigo, porém, hoje vale abrir uma exceção...

Estava eu, caminhando pela rua voltando para casa. Era entre 11 e 12 horas.
Resolvi cortar caminho pelo Parque da Baronesa, e depois que atravesei o parque, vi, parda num esquina, uma moça passando mal.
Thais, o nome dela. Estava andando de bicicleta e parou pois estava se sentindo tonta.

"tudo bem moça?"
"to tonta! e não enxergo nada!"

De repente, chega uma garotinha de uns 12 anos e pergunta se eu quero ajuda.

"eu levo ela ali no posto de saúde e tu leva a bicicleta dela"

quando eu ajudei a Thais a levantar e passei o braço dela por cima do meu ombro, ela desmaiou. A garotinha, que se chamava Manuela, se assustou e pedi pra ela ir até o posto de saúde chamar um médico.

Algum tempo depois, enquanto eu estava ali com a Thais, sem saber muito o que fazer, Manuela volta com a seguinte noticia, e é por isso que eu estou escrevendo.

O médico que trabalha no posto de saúde não estava no momento. E as enfermeira não podiam atende-la porque era muita responsabilidade. O médico não tem culpa, provavelmente era o horário de almoço, mas questiono muito esta atitude das enfermeiras.

Claro, liguei para a SAMU (emergência, ambulância) e Thais foi bem atendida.

Fico pensando, será que ver muitas pessoas doentes ou em dificuldade nos torna frios? As pessoas que vieram na ambulância eram dois enfermeiros, ou seja, com a mesma capacidade das enfermeiras que trabalham no posto de saúde, então, possuíam o mesmo nível de conhecimento.

"é muita responsabilidade, depois a gente tem que responder pelo que acontecer por ela" disseram. Mas não é, para um profissonal da saúde, uma irresponsabilidade maior deixar uma pessoa desmaida na rua nas mãos de um estudante de cinema que só tem boa vontade e conhecimento zero pra ajudar?

talvez eu esteja indignado demais, e este texto pareça meio exagerado amanha. Mas acho que é possível entender.



Frase de filme: "isto não é um clínica, são pessoas se ajudando"

Frase filosófica: "solidariedade. solidariedade."

3 comentários:

Victor Albaini disse...

não foi nada exagerado.

eleonora disse...

Caráter. Passe adiante.

Gafanha disse...

Leo... Quando a saude dos outros é confundida com trabalho acontece de tudo. Já vi uma vez no Francisco de Paula, enquanto cuidava a Ariane de madrugada, um monte de medicos e infermeiras tirarem um paciente que acaba de falecer. Cara, os acompanhantes ali, e eles comentando do que tinha visto na tv, e rindo.. e andavam com a maca pelos corredores falando banalidades e rindo, tudo em voz alta. Tudo que vira mecanico perde a sensibildiade. Não é raro ver uma infermeira te enfiar uma agulha como se carimba uma folha...